Como deixar o ambiente protegido para os idosos?



Como deixar o ambiente protegido para os idosos?
Postado em: 23 de Novembro de 2021 / Por: Administrador

Comentários


Você sabia que só o estado de São Paulo tem 25% dos brasileiros com 90 anos ou mais? Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 815 mil habitantes com 90 anos ou mais. Destes, 205 mil, ou 25% do total, vivem no estado de São Paulo. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera idoso o indivíduo que tem 60 anos ou mais de vida. O órgão garante que, em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas na terceira idade. 

Atualmente, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – cerca de 29 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais.

O processo de envelhecimento da população cada vez mais rápido leva empresários a buscarem soluções para adaptar os seus espaços para receber e acomodar com qualidade esse público cada vez maior, que só tende a aumentar.

É urgente que hotéis, academias, lares de repouso, aeroportos e rodoviárias, entre outros locais, estejam adaptados para as demandas da população idosa.

Com a idade mais avançada, a visão, a força e o equilíbrio podem não ser os mesmos de antes, mas, ainda assim, essas pessoas precisam ser tratadas com dignidade e serem incluídas na sociedade, afinal, muitas delas são economicamente ativas e evitam visitar lugares que não sejam adaptados.

Quer saber como deixar o ambiente protegido para os idosos? Confira as orientações que preparamos para você:

Invista em barras de apoio

As barras de apoio evitam quedas e oferecem suporte para as pessoas idosas, que possuem deficiência física ou não. Normalmente utilizadas no banheiro, oferecem apoio no chuveiro, ao lado do vaso sanitário e onde mais for necessária.

A barra de apoio precisa estar de acordo com a NBR 9050, norma brasileira que orienta sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 

Todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem resistir a um esforço mínimo de 150 kg no sentido de utilização da barra, sem apresentar deformações permanentes ou fissuras.

Suas extremidades devem estar fixadas nas paredes ou ter desenvolvimento contínuo até o ponto de fixação com formato recurvado.

Quando executadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser confeccionadas em material resistente à corrosão.

A Proflux trabalha com barras de apoio que seguem as normas e podem ser despachadas para todo o Brasil. 

Aposte em torneiras com sensor 

Segundo a lei, os lavatórios em sanitários acessíveis e, no mínimo, um em sanitário coletivo devem ser equipados com torneiras acionadas por alavancas, sensores eletrônicos ou dispositivos equivalentes, que exijam esforço máximo de 23 N.

Os banheiros coletivos, públicos ou privados de ambientes de alto fluxo utilizam muita água. A instalação da torneira com fechamento automático ou torneira com sensor para banheiro evita o desperdício de água no dia a dia, o sistema pode reduzir em até 70% a quantidade gasta.

A preocupação com o Coronavírus aumentou a busca por torneiras que evitam o contato manual. As torneiras com sensor eletrônico automático são as mais indicadas atualmente.

Oferecemos uma linha de torneiras com sensor de presença de alta qualidade para uso profissional ou público. Ideal para consultórios, clínicas, banheiros públicos e banheiros para pessoas com deficiência, pois atende as exigências da vigilância (NBR 9050).

Fizemos um post sobre como escolher torneira para cozinha. 

Estude a necessidade de incluir bancos articulados

O assento para banho ou a cadeira de banho evita quedas, acidentes e escorregões em banheiros, sejam eles públicos ou em casa, não apenas de idosos mas também de pessoas com dificuldade de locomoção.

Os bancos para banho aumentam a segurança do idoso e da pessoa com deficiência que passam a ter um pouco mais de independência. 

Caso seu estabelecimento ofereça duchas e sanitários, é necessário seguir algumas exigências para que todos os seus clientes sejam incluídos.

O assento para banho ou banho articulado para idosos e deficientes é muito utilizado em academias, vestiários de uso comum e em casa. O banco de banho facilita o banho do deficiente físico ou idoso e evita acidentes como quedas, por exemplo.

O banco para banho articulado não ocupa muito espaço.

Instale secadores de mãos

A utilização de secadores de mãos traz higiene, economia e limpeza para os usuários e para quem administra o espaço. 

Lavar as mãos e secá-las corretamente é a forma mais eficaz de prevenir a transmissão de vírus e bactérias. O secador de mãos para banheiro comercial pode ser utilizado em todos os comércios, independente da área atuante. Evitam o uso do papel toalha.

O secador de mãos dispensa o uso de papel e é ecologicamente mais correto, reduzindo o uso de papel e utilizando apenas a energia elétrica para funcionar - uma energia renovável.

Toalhas de algodão, quando estão úmidas, são ambientes de proliferação de germes e bactérias. Uma toalha de tecido compartilhada por muitas pessoas pode transmitir doenças através de contaminação cruzada. 

Suas mãos podem até estar limpas após lavá-las na pia, mas ao secá-las numa toalha que não foi higienizada, a contaminação acontece mesmo assim.

É indicada a utilização de secadores de mãos em banheiros com grandes fluxos de movimentação. A utilização de secadores de mãos traz higiene, economia e limpeza. Eles têm um funcionamento parecido com o de um secador de cabelo.

Oferecemos ótimos descontos de acordo com a quantidade de produtos adquirida, faturamos para empresas e possuímos produtos a pronta entrega. Adeque o seu espaço hoje mesmo!

Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital