Torneiras com sensor “on off”: como funcionam e quais são as vantagens?



Torneiras com sensor “on off”: como funcionam e quais são as vantagens?
Postado em: 05 de Maio de 2023 / Por: Administrador
Tags: torneira sensor, torneira sensor on off, torneira com sensor
Comentários


As torneiras com sensor automático, sensor de presença, torneira automática, torneira com sensor ou torneira eletrônica são as mais indicadas para serem usadas em ambientes hospitalares, banheiros públicos e até mesmo em casa por serem modelos econômicos, higiênicos e duradouros.

Com o intuito de reduzir o consumo de água e incentivar a economia, é necessário que essa norma técnica seja seguida a fim de evitar multas e punições e ter o habite-se em dia.

Como elas funcionam?

As torneiras são acionadas através de aproximação com sistema que proporciona até 70% de economia de água e evita a contaminação cruzada no caso de uso da torneira com sensor para banheiro ou centro cirúrgico. 

A torneira com sensor é acionada através da aproximação e permanece aberta por tempo suficiente para que o usuário lave as mãos, os utensílios ou o que mais for necessário.

Antivandalismo, fecha automaticamente depois de determinado tempo aberta, evitando o desperdício e garantindo economia onde é instalada.

É bivolt, mas também pode ser utilizada com pilhas em caso de falta de energia elétrica. Permite ajuste de distância do sensor e de vazão de acordo com as necessidades da empresa. Com ela, não há o risco de que a torneira fique aberta por dias sem que ninguém note.

Possui regulador de vazão que permite regular o volume de água. A torneira com fechamento automático diminui as chances de desperdício de água com o seu desligamento automático.

O corpo da torneira inclui um cano interno conectado a uma corrente de água, junto com uma cobertura externa decorativa. Elas também possuem compartimentos integrados que contém os componentes eletrônicos em vez de botões ou alavancas físicas. 

O centro do funcionamento básico de uma torneira com sensor é uma válvula solenóide que controla um pistão dentro do cano da torneira. Em repouso, o pistão bloqueia o fluxo de água. Quando uma carga é aplicada, a válvula solenóide engata e tira o pistão do caminho, permitindo que a água flua instantaneamente. O solenóide fica engatado enquanto a carga for aplicada.

A válvula solenóide de uma torneira com sensor é conectada a um sensor eletrônico, que envia um sinal para aplicar uma mudança que engata o solenóide. O sensor pode ser óptico, que sente a presença das mãos da pessoa, ou de toque, que registra pressão. 

Em qualquer um dos casos, o sensor está sempre atraindo uma pequena carga eletrônica. Remover uma obstrução do separador em frente a um sensor óptico ou reduzir a pressão em um sensor de toque registra um sinal para desengatar o solenóide, permitindo que o pistão bloqueie novamente o fluxo de água.

Uma fonte de energia fornece eletricidade para ligar o sensor de uma torneira e engatar o solenóide durante o uso. Esta fonte pode ser uma bateria ou um transformador que permite que a torneira utilize a energia da casa. 

Em ambos os casos, o fato do solenóide não usar energia alguma quando não está engatado torna as torneiras com sensor muito eficientes. As torneiras à bateria precisarão ter as baterias trocadas ocasionalmente.

Quando houver pouca carga para acionar o solenóide ou quando a energia cair em caso de uma torneira com fio, o pistão simplesmente continuará na posição fechada, eliminando o risco de desperdício de água.

Quais são as vantagens?

Comprar peças de qualidade, nacionais, certificadas e que tem garantia evita dores de cabeça no futuro como quebras constantes, falhas, vazamentos, contaminação e outros problemas. 

Os modelos nacionais já estão adequados para a pressão que trabalhamos no Brasil.
Modelos importados geralmente trabalham somente com alta pressão, neste caso seu funcionamento é afetado quando instalado em baixa pressão, muitas vezes não funcionam ou tem sua vida útil muito reduzida.

A garantia e assistência técnica é outro diferencial, pois nos modelos nacionais encontramos facilmente peças para reposição e assistência técnica dos produtos.

Outro fator é a voltagem: os modelos nacionais são bivolt 110/220 V e possuem a opção de trabalhar com pilhas. Os modelos importados dificilmente são bivolt e nem todos possuem a opção de trabalhar com pilhas.

A Proflux oferece uma linha completa de torneiras com sensor on/off que farão toda a diferença na sua casa, empresa, clínica médica, odontológica, veterinária e comércios em geral. Confira as vantagens das nossas torneiras com sensor:

– Módulo Eletrônico Fechado (diferente da Deca onde a solenóide fica aparente, podendo ser molhada e causar problemas);

– Possui filtro para limpeza da água. Importantíssimo para evitar que a sujeira entupa a torneira. Oferece possibilidade de limpeza;  

– Bivolt automático com opção de pilhas para uso somente de pilhas com grande durabilidade ou como backup. Em caso de falta de eletricidade, os usuários não ficam sem a torneira;

– Nossa Solenóide (dispositivo eletromecânico usado para controlar o fluxo de água) é de funcionamento magnético e não por pulso elétrico, o que aumenta a sua durabilidade e serve para locais com baixa e alta pressão conforme a norma ABNT;

– Plug de tomada de acordo com as normas Brasileiras e manual em português, com garantia e assistência modular (peças de reposição) diretamente conosco;

– Sistema Anti vandalismo, onde a água é fechada se tiver barreira (um chiclete, por exemplo) por muito tempo e fechamento automático em falta de energia.

Ao não investir em soluções modernas de economia, a empresa é passada para trás pela concorrência. Nossas torneiras possuem qualidade superior para uso profissional, público ou para centro cirúrgico. Muito resistentes.  

Nossos modelos são profissionais, modernos, oferecem garantia e seguem todas as normas técnicas. Entregamos para todo o Brasil e oferecemos preços especiais para quem precisa comprar em grandes quantidades. Precisa de um produto eficiente e econômico?

Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital