Soluções definitivas para garantir a acessibilidade



Soluções definitivas para garantir a acessibilidade
Postado em: 03 de Outubro de 2022 / Por: Administrador
Tags: acessibilidade, pne, idoso, banheiro, segurança, higiene
Comentários


acessibilidade não é mais apenas um diferencial, mas um direito conquistado. Integrar a pessoa com necessidades especiais e o idoso na sociedade é um direito garantido por lei.

Apenas proporcionar as soluções de acordo com a lei, no entanto, não é suficiente. É preciso que essas soluções sejam econômicas e duradouras para evitar trocas e manutenções constantes e comprometer o orçamento. 

Permitir que essas pessoas tenham acessibilidade para ir e vir está na constituição. A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano, rural e de edificações às condições de acessibilidade.

Este conjunto de regras visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

Tornar todos os espaços acessíveis é urgente e necessário para que essa população seja bem-vinda em todos os ambientes. Saiba como adaptar o seu banheiro ou cozinha para receber de maneira adequada as pessoas com necessidades especiais:

Invista em torneiras clínicas

As torneiras clínicas hospitalares ou apenas torneiras hospitalares seguem recomendações específicas a fim de garantir a não transmissão de contaminação cruzada. São acionadas pelo cotovelo e podem ser utilizadas em clínicas médicas, hospitais, laboratórios, consultórios e restaurantes, por pessoas com ou sem deficiência.

Atendem a norma NBR9050 para banheiros PNE porque possuem alavanca mais longa e sua vantagem é o acionamento em altura baixa e horizontal o que facilita o acesso do cadeirante. Recomendamos alguns modelos:

Torneira bica alta clínica alavanca bica móvel mesa: esse modelo fabricado em Metal cromado com alavanca maciça apresenta alta durabilidade e simples instalação. Garantia de até 10 anos contra eventuais defeitos de fabricação. De acordo com a Norma NBR9050.

A torneira clínica melhora a sua experiência ao evitar o contato manual e a contaminação cruzada. As torneiras clínicas apresentam acionamento por cotovelo, possuem alavanca longa maciça e são lisas sem botões para não acumular sujeira e facilitar a limpeza.

Confira também os modelos de torneira com sensor automática e os modelos de misturadores clínicos que promovem economia, higiene e praticidade em banheiros PNE ou não.

Além de lavar as mãos corretamente com o uso das torneiras e saboneteiras, também é preciso secá-las de um jeito seguro. Por isso, invista em secadores de mãos para banheiros que proporcionam economia, praticidade e segurança.

Instale barras de apoio

As barras de apoio são necessárias para garantir a mobilidade e a independência da pessoa que utiliza o banheiro, o vaso sanitário, a pia, o chuveiro e outros locais.

São seguras e evitam quedas além de durarem por muito tempo por serem feitas com material resistente à corrosão. Recomendamos esse modelo, confira:

Barra de apoio para banheiro alumínio reta 30cm: essa barra de apoio em alumínio está de acordo com a norma NBR9050, desenvolvida para dar segurança e auxiliar pessoas com deficiência ou que necessitam de apoio no banheiro.

Evita acidentes ao oferecer apoio para pessoas com deficiência, pós-operadas ou idosos. Comprimento 30 cm, diâmetro: 1.1/4' polegada. As barras de apoio não utilizam canopla para acabamento. A barra de apoio oferece apoio para banheiros e outros ambientes.

Instale alarmes

Os alarmes PNE são equipamentos ou dispositivos capazes de alertar situações de emergência por estímulos visuais, táteis e sonoros. O alarme sem fio é acionado em caso de emergências. O alarme audiovisual é muito utilizado no banheiro.

O alarme deve estar ao alcance das mãos. O alarme audiovisual PNE emite sinais sonoros luminosos em caso de emergências, afinal ele deve ser facilmente identificado por todas as pessoas.

O alarme audiovisual deve ser aplicado em espaços confinados, como sanitários acessíveis, boxes, cabines e vestiários isolados para avisar sobre situações de emergência em banheiros PNE.

O alarme para banheiro deve ser a prova d'água e precisa estar ao alcance de uma pessoa com deficiência. Ele serve para alertar casos de emergência como quedas. Recomendamos o modelo a seguir:

Alarme banheiro deficiente pne nbr 9050 audiovisual sem fio: o alarme PNE ou deficiente físico emite sinais sonoros e luminosos conforme a Norma NBR9050 para banheiros PNE.

Possui uma botoeira anti-pânico sem fio (wireless) alimentada por uma bateria de 12V, permitindo assim a rápida assistência em caso de emergência para pessoas com mobilidade reduzida e idosos ou em ambientes frequentados por pessoas com deficiência.

O alarme audiovisual PNE segue a ABNT NBR 9050 para sanitários acessíveis e outros ambientes. Alcance de aproximadamente 30 metros entre a sirene e o botão. Bivolt. Fácil instalação. Acompanha adesivo de sinalização.

Instale bancos articulados

banco articulado é indicado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como mulheres no pós parto, por exemplo. Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho. O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros.

Eles aumentam a segurança e a independência da pessoa com deficiência, idoso ou pessoa com mobilidade reduzida. Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Assentos sanitários também são boas opções, afinal, eles padronizam a altura dos vasos e garantem mais autonomia.

Utilize placas ou chapas de proteção para portas

Para garantir uma maior durabilidade das portas de banheiros PNE, é fundamental investir em chapas de proteção - ou chapas de impacto - que garantem que os impactos causados por cadeiras de roda, bengalas, andadores e outros aparelhos não causem danos à porta.

As chapas de impacto possuem alta resistência a impactos e corrosão e são ideais para portas de banheiros PNE.

Traga acessibilidade para a sua empresa e demonstre sua preocupação com esse público. Além de evitar multas e outros transtornos, você aumenta o número de frequentadores no seu comércio ou empresa.

Vendemos diretamente para construtoras, indústrias alimentícias, grandes cozinhas e para outras aplicações. Na Proflux a sua empresa encontra todo o suporte necessário para continuar funcionando com qualidade e economia.

É muito mais vantajoso comprar diretamente de quem fabrica com variedade, entende, oferece suporte na compra do modelo ideal para sua aplicação, fornece produtos originais, mais resistentes e de qualidade.

Entre em contato com a gente, podemos negociar descontos especiais de acordo com o número de peças adquiridas, faturamos para empresas sem pedido mínimo, direto da loja da fábrica e possuímos produtos a pronta entrega para retirada imediata ou despacho para todo o Brasil.

 


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital