O que você precisa saber para deixar seu banheiro acessível



O que você precisa saber para deixar seu banheiro acessível
Postado em: 09 de Março de 2022 / Por: Administrador
Tags: acessibilidade, banheiro, pne, pessoa com deficiência, cadeirante, saúde, higiene, autonomia
Comentários


Garantir o direito de todos de ir e vir é lei: acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O decreto que regulamenta a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência foi publicado em 2018.

Ele detalha que projetos arquitetônicos de hotéis, pousadas e estruturas similares pressupõe que o estabelecimento, como um todo, possa receber, na maior medida possível, o maior número de hóspedes, independentemente de sua condição física, sensorial, intelectual ou mental, e garantir que essas pessoas possam desfrutar de todas as comodidades oferecidas.

Sempre é possível fazer melhorias no seu estabelecimento para cumprir com essas regras e fornecer um tratamento digno aos frequentadores que porventura possam ter alguma deficiência.

Essas ferramentas você encontra aqui na Proflux, confira:

Barras de apoio

As barras de apoio são muito utilizadas, não apenas por pessoas com deficiência, mas também por idosos, pessoas com dificuldades de locomoção e pacientes em pós operatórios.

As barras de apoio articulada parede são modelos utilizados para banheiros onde não há paredes próximas ao lateral do vaso sanitário. Proporcionam mais segurança e facilidade para deficientes físicos e idosos ao sentar e levantar do vaso sanitário.

A barra de apoio para banheiro de alumínio reta de 30cm está de acordo com a norma NBR9050, desenvolvida para dar segurança e auxiliar pessoas com deficiência ou que necessitam de apoio no banheiro.

Evita acidentes ao oferecer apoio para pessoas com deficiência, pós-operadas ou idosos.

Torneiras PNE

Torneiras são fundamentais para a higiene e para a saúde de todos os usuários. Existem modelos específicos (também chamadas de torneira deficiente físico) que atendem às normas e são bastante duradouras, econômicas e com design moderno.

As torneiras clínicas ou torneiras hospitalares seguem recomendações específicas a fim de garantir a não transmissão de contaminação cruzada. São acionadas pelo cotovelo e podem ser utilizadas em clínicas médicas, hospitais, laboratórios, consultórios e restaurantes.

A alavanca longa apresenta alta resistência, são fabricadas em metal. A torneira com alavanca longa abre e fecha o fluxo de água ao ser acionada pelo cotovelo. Ao evitar o contato manual, evita também o risco de contaminação. Fabricada em metal, apresenta maior durabilidade.

As alavancas precisam ser as mais longas possíveis para que o usuário possa acionar com o cotovelo e evitar assim o contato manual e a contaminação cruzada.

Já as torneiras com sensor de presença para banheiro possuem qualidade superior para uso profissional, público ou para centro cirúrgico. Muito resistentes. São as únicas com sistema de acionamento magnético patenteado que economizam energia e aumentam a durabilidade. Garante economia de água e eletricidade.

É importante investir em metais de qualidade para garantir a durabilidade e a economia de recursos, tempo e dinheiro com manutenções e reformas constantes.

Placa de proteção para portas

Para garantir uma maior durabilidade das portas de banheiros PNE, é fundamental investir em chapas de proteção - ou chapas de impacto - que garantem que os impactos causados por cadeiras de roda, bengalas, andadores e outros aparelhos não causem danos à porta.

As placas comercializadas pela Proflux possuem alta resistência a impactos e corrosão, protegendo a porta que fica exposta às ações da natureza. Seguem todas as recomendações da NBR 9050 e acompanham os parafusos para fixação.

Saboneteiras

A saboneteira em inox industrial oferece fácil acionamento através do antebraço que evita contaminação, ideal para uso hospitalar, profissional, industrial e público.

Possui chave e permite regulagem de dosagem. Produto altamente resistente para uso intenso. A saboneteira (conhecida também por saboneteira industrial alavanca) pode ser utilizada para sabonete líquido ou álcool em gel.

A alavanca facilita a utilização por pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Alarmes PNE

Em banheiros de academias onde existem vários chuveiros, vestiários de estádios, escolas, saunas ou locais com muita água e vapor, os alarmes de incêndio convencionais podem não funcionar em decorrência da umidade.

A umidade interfere no funcionamento do aparelho e, em situações de emergência, ele não é acionado.

Já em ambientes onde pessoas com deficiência circulam, é fundamental e obrigatório que o alarme não seja apenas sonoro, mas também visual e ao alcance dos olhos e das mãos de uma pessoa que esteja em uma cadeira de rodas, por exemplo.

Muito além dos alarmes de incêndio, um banheiro ou ambiente privativo para pessoas com deficiência precisa também estar equipado com um botão de emergência que avisa caso haja um acidente como quedas, escorregões e outras ocorrências, ou até mesmo a necessidade de assistência.

O alarme deve estar ao alcance de pessoas sentadas em cadeiras de rodas ou ao alcance de uma pessoa que esteja no chão, em caso de quedas.

O Alarme Audiovisual Banheiro Deficiente PNE emite sinais sonoros e luminosos conforme a Norma NBR9050. O modelo possui opção de setorização, indicando o lugar onde foi acionado.

Possui uma botoeira anti-pânico sem fio (wireless) alimentada por uma bateria de 12V, permitindo assim a rápida assistência em caso de emergência. Alcance de aproximadamente 50 metros entre a sirene e o botão. Bivolt. Fácil instalação. Acompanha adesivo de sinalização.

Bancos articulados para banho

O banco articulado é indicado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho. O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros.

Eles aumentam a segurança e a independência da pessoa com deficiência. Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Assento para Deficiente

O assento para pessoas com deficiência é de extrema importância para garantir a independência e a privacidade da pessoa com mobilidade reduzida ou com deficiência.

Os assentos sanitários para vaso sanitário padronizam as tampas de vaso para conforto e segurança do usuário. Esse tipo de assento proporciona maior conforto com menos esforço físico, é adequado para a altura de uma pessoa que utiliza a cadeira de rodas.

Os assentos sanitários ou assentos elevados são utilizados em vasos sanitários em banheiros para pessoas com deficiência. A abertura frontal serve para que uma terceira pessoa auxilie a higiene do usuário.

É importante que as instalações sanitárias sejam dotadas de produtos destinados à higiene pessoal como: papel higiênico, sabonete líquido, toalhas de papel não reciclado para as mãos ou outro sistema higiênico e seguro para secagem;

A lei exige mais responsabilidade dos arquitetos e mais sensibilidade das construtoras. É ideal que os profissionais pensem na população como um todo, incluindo todos e todas, sem distinção de necessidades especiais ou idade.

Esses produtos e muitos outros você encontra aqui na Proflux: adapte o seu espaço para os desafios pontuais e futuros e esteja em dia com as obrigações legais e sociais.

Oferecemos ótimos descontos de acordo com a quantidade adquirida, faturamos para empresas e possuímos produtos a pronta entrega para retirada imediata ou despacho para todo o Brasil. Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital