Guia completo do banheiro PNE



Guia completo do banheiro PNE
Postado em: 08 de Dezembro de 2021 / Por: Administrador

Comentários


Para fins de aplicação da lei, consideram-se acessibilidade a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Se a sua empresa ainda não está adaptada a essas novas demandas, é hora de se atualizar. Neste post, separamos produtos e informações que não podem faltar quando se fala em banheiros PNE. Confira:

Quais são as medidas de um banheiro PNE?

Essas regras são algumas das mais importantes e precisam ser seguidas à risca. Não apenas a altura do vaso sanitário, da pia e dos alarmes, mas também a área necessária para realizar a manobra de uma cadeira de rodas, por exemplo. 

A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano, rural e de edificações às condições de acessibilidade.

Estas regras visam proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

O que não pode faltar em um banheiro PNE?

Além de respeitar as medidas corretas dos espaços e das áreas de manobra, é preciso pensar também no que não pode faltar em um banheiro PNE. Confira a lista:

Barras de apoio

As barras de apoio são muito utilizadas, não apenas por pessoas com deficiência, mas também por idosos, pessoas com dificuldades de locomoção e pacientes em pós operatórios.

A barra de apoio para banheiro de alumínio reta de 30cm está de acordo com a norma NBR9050, desenvolvida para dar segurança e auxiliar pessoas com deficiência ou que necessitam de apoio no banheiro. 

Evita acidentes ao oferecer apoio para pessoas com deficiência, pós-operadas ou idosos. As barras de apoio não utilizam canopla para acabamento. 

Assento para Deficiente

O assento para pessoas com deficiência é de extrema importância para garantir a independência e a privacidade da pessoa com mobilidade reduzida ou com deficiência. 

Os assentos sanitários para vaso sanitário padronizam as tampas de vaso para conforto e segurança do usuário. Esse tipo de assento proporciona maior conforto com menos esforço físico, é adequado para a altura de uma pessoa que utiliza a cadeira de rodas. 

Os assentos sanitários ou assentos elevados são utilizados em vasos sanitários em banheiros para pessoas com deficiência. A abertura frontal serve para que uma terceira pessoa auxilie a higiene do usuário.

Torneiras adaptadas 

Os banheiros inclusivos devem ter tudo o que um banheiro comum teria, incluindo boas torneiras.

Torneiras são fundamentais para a higiene e para a saúde de todos os usuários. Existem modelos específicos que atendem às normas e são bastante duradouros, econômicas e com design moderno.

As torneiras clínicas hospitalares ou apenas torneiras hospitalares seguem recomendações específicas a fim de garantir a não transmissão de contaminação cruzada. São acionadas pelo cotovelo e podem ser utilizadas em clínicas médicas, hospitais, laboratórios, consultórios e restaurantes. 

A alavanca longa apresenta alta resistência, são fabricadas em metal. A torneira com alavanca longa abre e fecha o fluxo de água ao ser acionada pelo cotovelo. Ao evitar o contato manual, evita também o risco de contaminação. Fabricada em metal, apresenta maior durabilidade. 

Já as torneiras com sensor de presença para banheiro possuem qualidade superior para uso profissional, público ou para centro cirúrgico. Muito resistentes.São as únicas com sistema de acionamento magnético patenteado que economiza energia e aumenta a durabilidade. Garante economia de água e eletricidade. 

As torneiras são acionadas através de aproximação com sistema que proporciona até 70% de economia de água. Com ela, não há o risco de que a torneira fique aberta por dias sem que ninguém note. 

É importante investir em metais de qualidade para garantir a durabilidade e a economia de recursos, tempo e dinheiro com manutenções e reformas constantes.

Bancos articulados para banho

O banco articulado é indicado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho. O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros.

Eles aumentam a segurança e a independência da pessoa com deficiência. Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Trocadores de fralda

Trocadores de fralda são fundamentais para garantir a higiene e a segurança dos bebês e crianças pequenas que eventualmente acompanham seus pais ou responsáveis. Existem modelos que podem ser dobrados quando não estão sendo utilizados, economizando espaço.

Alguns shoppings e outros ambientes públicos passaram a oferecer um fraldário unissex ou um banheiro familiar, que pode ser frequentado tanto por pais como por mães com crianças pequenas.

Essa é uma boa solução para ser adotada no seu banheiro. Quando não há espaço para um terceiro banheiro, no entanto, é importante colocar o fraldário nos banheiros masculinos e femininos ou no único banheiro disponível.

Na cidade de São Paulo, seguindo o exemplo de Nova Iorque, foi regulamentada a lei que obriga a construção ou a adaptação de fraldários disponíveis aos frequentadores de Shoppings.

Vigente desde 2017, a lei determina que, quando não houver espaço suficiente para a instalação de um espaço família, por exemplo, o trocador deverá estar disponível no interior dos banheiros femininos e masculinos.

É uma questão de tempo para que a lei seja aplicada em outras cidades e em outros ambientes com grande circulação de pessoas.

Alarmes PNE

Em banheiros de academias onde existem vários chuveiros, vestiários de estádios, escolas, saunas ou locais com muita água e vapor, os alarmes de incêndio convencionais podem não funcionar em decorrência da umidade. A umidade interfere no funcionamento do aparelho e, em situações de emergência, ele não é acionado.

Já em ambientes onde pessoas com deficiência circulam, é fundamental e obrigatório que o alarme não seja apenas sonoro, mas também visual e ao alcance dos olhos e das mãos de uma pessoa que esteja em uma cadeira de rodas, por exemplo.

Muito além dos alarmes de incêndio, um banheiro ou ambiente privativo para pessoas com deficiência precisa também estar equipado com um botão de emergência que avisa caso haja um acidente como quedas, escorregões e outras ocorrências, ou até mesmo a necessidade de assistência.

O alarme deve alertar sobre situações de emergência através de estímulos sonoros, visuais e/ou táteis para pessoas com deficiência ou idosos. Ele deve ser instalado em espaços de uso privativo, como sanitários acessíveis, boxes, cabines ou vestiários.

É fundamental que a pessoa que soou o alarme saiba que o alarme está funcionando através de informações visuais, auditivas ou táteis. O alarme deve estar ao alcance de pessoas sentadas em cadeiras de rodas ou ao alcance de uma pessoa que esteja no chão, em caso de quedas.

Alarme Banheiro PNE com Botoeira à Prova D'Água Conforme NBR9050 Sem Fio emite sinais sonoros e luminosos conforme a Norma NBR9050. 

Placa de proteção para portas

Para garantir uma maior durabilidade das portas de banheiros PNE, é fundamental investir em chapas de proteção - ou chapas de impacto - que garantem que os impactos causados por cadeiras de roda, bengalas, andadores e outros aparelhos não causem danos à porta. 

As placas comercializadas possuem alta resistência a impactos e corrosão, protegendo a porta que fica exposta às ações da natureza. Seguem todas as recomendações da NBR 9050 e acompanham os parafusos para fixação. 

O que pode acontecer caso minha empresa não esteja adequada?

Sua empresa pode ser autuada ou até multada, além de ter a reputação manchada e afastar clientes. Não espere isso acontecer, adeque-a o quanto antes.

Oferecemos ótimos descontos de acordo com a quantidade adquirida, faturamos para empresas e possuímos produtos a pronta entrega para retirada imediata ou despacho para todo o Brasil. Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital