Garanta a acessibilidade em condomínios e prédios residenciais



Garanta a acessibilidade em condomínios e prédios residenciais
Postado em: 16 de Fevereiro de 2022 / Por: Administrador
Tags: pne, pessoa com deficiência, acessibilidade, prédios, condomínios, saúde, segurança
Comentários


O sonho da casa ou do apartamento próprio pode se tornar um pesadelo para as pessoas com algum tipo de deficiência. Apesar da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), alguns prédios ainda não se adequaram.

Muito se fala sobre a acessibilidade, mas pouco se aplica. É preciso que as empresas se esforcem para garantir que essa lei seja de fato respeitada. 

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146/2015) visa assegurar e promover condições de igualdade para pessoas com deficiência, por meio da inclusão social e prática da cidadania. 

De maneira geral, estabelece diretrizes para aplicação do desenho universal (espaço que pode ser utilizado por todas as pessoas, independente de suas condições).

Desde 2020, os projetos de apartamentos residenciais devem ser entregues convertidos ou aptos à conversão futura para o uso de pessoas com deficiências físicas ou mobilidade reduzida.

Na prática, pessoas com mobilidade reduzida, portadoras de nanismo ou limitações auditivas e visuais, por exemplo, estão asseguradas por Lei a pedirem adaptações em imóveis adquiridos na planta (antes do início da construção) sem que haja custo adicional.

Todos os novos empreendimentos construídos no país deverão garantir fácil acesso às áreas comuns de pessoas com mobilidade reduzida – ou alguma deficiência locomotora –, bem como projetar unidades adaptáveis e igualmente acessíveis.

Pelas regras, basta que o comprador interessado em fazer uma modificação no projeto do imóvel solicite por escrito à construtora até o início da obra. Também pela regra, nenhum valor extra poderá ser cobrado do solicitante pela construtora.

Os novos projetos deverão considerar o desnível do piso, a largura das portas, a utilização de rampas e outras ferramentas que facilitem a vida dos cadeirantes, das pessoas com deficiência, idosos ou outras pessoas com necessidades especiais.

Para cumprir a legislação, as construtoras têm duas opções: projetar empreendimentos com 100% de unidades internas adaptáveis (que não prejudiquem nem afetem a estrutura da edificação) ou imóveis com 3% de unidades internas já adaptadas.

As unidades que já vêm adaptadas devem ser entregues seguindo parâmetros acessíveis em larguras de corredores (90 cm), portas (80 cm), banheiro (cadeirante deve entrar e sair de frente do cômodo, ou seja, é preciso proporcionar giro de 180° da cadeira de rodas), altura e distância máxima de interruptores, entre outras.

Sinais visuais e sonoros também compõem unidades adaptadas para pessoas com deficiências visuais e auditivas. Os padrões de acessibilidade estão estabelecidos em norma da ABNT NBR 9050.

Mas, para que a acessibilidade seja respeitada, o que é preciso observar? Separamos alguns produtos para ajudar você a adequar o seu espaço, seja ele residencial, de hotéis, pousadas, condomínios entre outros:

Invista em barras de apoio para banheiro

As barras de apoio aumentam a segurança e a independência do idoso, da pessoa com deficiência ou da pessoa com dificuldade de locomoção. 

Para facilitar a higiene, as barras de apoio devem estar instaladas nos banheiros seguindo os padrões de segurança, qualidade e resistência de acordo com a norma NBR 9050.

A Barra de apoio lateral para lavatório é fabricada em aço inox e desenvolvida para dar segurança e auxiliar pessoas que necessitam de apoio no banheiro na hora de escovar os dentes ou lavar as mãos, por exemplo.

É importante que a altura correta seja respeitada. A barra de apoio articulada está de acordo com a norma NBR9050 para banheiro. Ideal para locais onde não há paredes laterais do vaso sanitário.

modelo articulável pode ser instalado no lado direito ou esquerdo do vaso sanitário, proporciona ótima economia de espaço, possui trava para manter na posição vertical ou horizontal.

Instale assentos elevados

Os assentos elevados são mais utilizados por pessoas com deficiência, mas também podem ser utilizados por idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como pacientes no pós-cirúrgico, puérperas entre outras.

O assento elevado deixa o vaso sanitário com a altura ideal para que uma pessoa que está usando a cadeira de rodas consiga se transferir para o vaso sem problemas, e depois de volta para a cadeira.

Os assentos elevados proporcionam maior conforto com menos esforço físico. Fabricado em materiais especiais, é higiênico e fácil de limpar. A superfície lisa impede o acúmulo de germes e sujeiras. Ele impede que o usuário tenha contato direto com a bacia.

O protetor de assento sanitário é opcional neste caso.

Proporcione bancos articulados para banho

O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros. Eles aumentam a segurança do idoso, da pessoa com deficiência, pessoas no pós-cirúrgico e aquelas com alguma dificuldade motora, entre outras.

Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Ideal para espaços pequenos, o banco retrátil para banho é a prova d’água e pode ser fechado quando não está sendo utilizado. Prático, o banco articulado para banho em inox suporta esforços, dobra para cima e é feito de material resistente à corrosão.

O assento para banho ou cadeira de banho é um pouco diferente, mas é tão prático quanto os outros modelos. É muito utilizado por idosos e pessoas com deficiência pois melhora a experiência do usuário.

Forneça torneiras adaptadas

Existem modelos específicos que atendem às normas e são bastante duradouros, econômicos e com design moderno.

As torneiras para pessoas com deficiência atendem a norma NBR9050 para banheiros PNE porque possuem alavanca mais longa para portadores de necessidades especiais e sua vantagem é o acionamento em altura baixa e horizontal o que facilita o acesso do cadeirante.

A alavanca longa apresenta alta resistência, são fabricadas em metal. A torneira com alavanca longa abre e fecha o fluxo de água ao ser acionada pelo cotovelo. Ao evitar o contato manual, evita também o risco de contaminação. Fabricada em metal, apresenta maior durabilidade.

É importante investir em metais de qualidade para garantir a durabilidade e a economia de recursos, tempo e dinheiro com manutenções e reformas constantes.

As torneiras com esguicho também podem ser usadas, dependendo da necessidade.

Instale alarmes PNE

Em banheiros onde há chuveiro, os alarmes de incêndio convencionais podem não funcionar em decorrência da umidade. A umidade interfere no funcionamento do aparelho e, em situações de emergência, ele não é acionado.

Já em ambientes onde pessoas com deficiência circulam, é fundamental e obrigatório que o alarme não seja apenas sonoro, mas também visual e ao alcance dos olhos e das mãos de uma pessoa que esteja em uma cadeira de rodas, por exemplo. Um alarme PNE.

Muito além dos alarmes de incêndio, um banheiro ou ambiente privativo para pessoas com deficiência precisa também estar equipado com um botão de emergência que avisa caso haja um acidente como quedas, escorregões e outras ocorrências, ou até mesmo a necessidade de assistência.

O alarme deve alertar sobre situações de emergência através de estímulos sonoros, visuais e/ou táteis para pessoas com deficiência ou idosos. Ele deve ser instalado em espaços de uso privativo, como sanitários acessíveis, boxes, cabines ou vestiários.

É fundamental que a pessoa que soou o alarme saiba que o alarme está funcionando através de informações visuais, auditivas ou táteis. O alarme deve estar ao alcance de pessoas sentadas em cadeiras de rodas ou ao alcance de uma pessoa que esteja no chão, em caso de quedas.

A lei exige mais responsabilidade dos arquitetos e mais sensibilidade das construtoras. É ideal que os profissionais pensem na população como um todo, incluindo todos e todas, sem distinção de necessidades especiais ou idade.

É importante também levar em consideração o envelhecimento da população: talvez o morador não precise de um imóvel adaptado agora, mas ele precisará no futuro.

Esses produtos e muitos outros você encontra aqui na Proflux: adapte o seu espaço para os desafios pontuais e futuros e esteja em dia com as obrigações legais e sociais.

Oferecemos ótimos descontos de acordo com a quantidade adquirida, faturamos para empresas e possuímos produtos a pronta entrega para retirada imediata ou despacho para todo o Brasil. Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital