Conheça as melhores soluções para garantir acessibilidade



Conheça as melhores soluções para garantir acessibilidade
Postado em: 10 de Junho de 2022 / Por: Administrador
Tags: acessibilidade, saúde, pne, segurança, higiene
Comentários


Há quem ainda pense que garantir um espaço acessível para pessoas com deficiência, idosos e outros grupos é muito difícil ou muito caro. No entanto, existem soluções cada vez mais modernas e acessíveis para garantir esse direito.

Empresas que não seguem as normas da acessibilidade, além de não assumirem um compromisso com a sociedade, podem ser multadas ou passarem por outros transtornos facilmente evitados com as soluções corretas.

O uso de ferramentas que auxiliam a mobilidade das pessoas é lei e é importante que a sua empresa esteja adaptada a fim de atender a todos os públicos de maneira igual. Lares de idosos, academias, hospitais e hotéis devem se adaptar a essa demanda o quanto antes.

A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural e de edificações às condições de acessibilidade.

Este conjunto de regras visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção. Essa lei é válida em todo o território nacional desde 2015.

Quais são as soluções para garantir acessibilidade? Separamos as principais aqui neste post, confira:

Barras de apoio

Ir ao supermercado, participar de aulas em uma academia ou mesmo fazer reservas em um hotel são alguns dos problemas enfrentados diariamente por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Algumas tarefas relativamente simples são dificultadas quando não há ferramentas disponíveis para garantir a acessibilidade daquela pessoa.

É fundamental que barras de apoio sejam instaladas em banheiros públicos ou privados a fim de garantir o direito de ir e vir dessa população.

As barras de apoio podem ser usadas em casa, também, afinal, as quedas dentro de casa são as maiores causas de traumas entre idosos. Ao mapear os locais onde essas quedas aconteceram os pesquisadores conseguiram identificar que 20,6% das quedas foram no banheiro, 19,7% na cozinha e 14,9% em escadas.

Ao instalar barras e outras ferramentas para evitar as quedas, as chances de evitar acidentes aumentam e o idoso, cadeirante ou pessoa com deficiência pode ter independência e segurança.

Assento PNE

O assento para pessoas com deficiência é de extrema importância para garantir a independência e a privacidade da pessoa com mobilidade reduzida ou com deficiência.

Os assentos sanitários para vaso sanitário padronizam as tampas de vaso para conforto e segurança do usuário. Esse tipo de assento proporciona maior conforto com menos esforço físico, é adequado para a altura de uma pessoa que utiliza a cadeira de rodas.

Os assentos sanitários ou assentos elevados são utilizados em vasos sanitários em banheiros para pessoas com deficiência.

Torneiras adaptadas

Torneiras são fundamentais para a higiene e para a saúde de todos os usuários. Existem modelos específicos que atendem às normas e são bastante duradouros, econômicas e com design moderno.

As torneiras clínicas seguem recomendações específicas a fim de garantir a não transmissão de contaminação cruzada. São acionadas pelo cotovelo e podem ser utilizadas em clínicas médicas, hospitais, laboratórios, consultórios e restaurantes.

A alavanca longa das torneiras clínicas apresenta alta resistência: as alavancas precisam ser as mais longas possíveis para que o usuário - com ou sem deficiência - possa acionar com o cotovelo e evitar assim o contato manual e a contaminação cruzada.

Entretanto, no mercado, surgiram muitas torneiras adaptadas com alavancas ainda curtas, de baixa qualidade ou que machucam o cotovelo.

Na mecânica, quanto maior for a alavanca menor será o esforço do usuário, mas isso aumenta o esforço no eixo da torneira, por isso, é fundamental que as alavancas sejam maciças e feitas com um bom material.

As alavancas precisam ser as mais longas possíveis e fundidas em metal de boa qualidade para aguentar o alto fluxo de demanda e utilização, além de não machucarem o usuário.

É importante investir em metais de qualidade para garantir a durabilidade e a economia de recursos, tempo e dinheiro com manutenções e reformas constantes.

Bancos articulados para banho

O banco articulado é indicado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho. O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros.

Eles aumentam a segurança e a independência da pessoa com deficiência. Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Pode ser utilizado em hotéis, pousadas, academias, clínicas, escolas e onde mais forem necessários.

Traga acessibilidade para a sua empresa ou sua casa, demonstre preocupação com esse público. Além de evitar multas e outros transtornos, você aumenta o número de frequentadores no seu comércio ou empresa. Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital