Como usar o banco articulado para idoso e pessoas com deficiência?



Postado em: 08 de Março de 2019 / Por: Administrador

Comentários


As barras de apoio e os bancos articulados são fundamentais para evitar quedas

O envelhecimento da população é algo que aumenta com o passar dos anos. Segundo dados do IBGE, a partir de 2039 haverá mais pessoas idosas do que crianças vivendo no país.

Surge a necessidade de adotar práticas que facilitem a vida da população da terceira idade.

Assim como os idosos, as pessoas com deficiência precisam ter mobilidade e acessibilidade em todos os ambientes: é um direito garantido por lei. A falta de acessibilidade impede que os clientes com deficiência tenham acesso aos comércios e outros ambientes, por exemplo.

O banco articulado e as barras de apoio evitam quedas, acidentes e escorregões em banheiros, sejam eles públicos ou em casa. Eles aumentam a segurança do idoso e da pessoa com deficiência que passam a ter um pouco mais de independência.

Como se adaptar a essa nova demanda? Diariamente, uma grande parcela da população enfrenta problemas para se locomover e não consegue garantir o seu direito de ir e vir.

Pessoas com deficiência e idosos, muitas vezes, não conseguem usar banheiros públicos e preferem ficar em casa.

O que sua empresa pode fazer para mudar isso? Mantenha o seu ambiente acessível utilizando rampas e barras de apoio de alumínio ou inox. Converse com os seus clientes e entenda quais são as necessidades deles. Caso seu estabelecimento ofereça duchas e sanitários, é necessário seguir algumas exigências para que todos os seus clientes sejam incluídos.

De acordo com a lei e a norma NBR 9050, os sanitários e vestiários de uso comum ou uso público devem ter, no mínimo, 5% do total de cada peça instalada acessível, ou seja, 5% da capacidade dos sanitários deve atender as pessoas com deficiência.

Para facilitar a higiene da pessoa com deficiência e do idoso, as barras de apoio devem estar instaladas nos banheiros, seguindo os padrões de segurança, qualidade e resistência de acordo com a norma NBR 9050.

Todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem suportar a resistência a um esforço mínimo em qualquer sentido e quando confeccionadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser de material resistente à corrosão.

Os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio verticais, horizontais ou em “L”. A barra de apoio em L para parede serve de apoio para pessoas com dificuldade de locomoção e equilíbrio.

As outras barras em L de parede e chão ou as barras articuladas são instaladas ao lado do vaso sanitário, onde não há parede, a fim de aumentar a segurança desse espaço.

O banco articulado para idosos e deficientes também é muito utilizado em academias, vestiários e em casa.
Prático, permite que a pessoa com deficiência e o idoso tomem banho com segurança e sem companhia, garantindo assim privacidade e dignidade. Substitui a cadeira de banho e é muito mais eficiente. Dobrável, não compromete os espaços onde é instalado e o banheiro ainda pode ser utilizado por outras pessoas. O banco articulado deve suportar esforços, dobrar preferencialmente para cima e ser feito de material resistente à corrosão.

Hotéis, pousadas, escolas e creches devem estar adaptadas para essas demandas. Hospitais, clínicas e asilos também.
Que tal adotar algumas dessas medidas de segurança agora? Aqui na Solucenter você encontra tudo o que precisa em produtos para acessibilidade.

Fonte: https://torneiraeletronica.com.br/conteudo/barra-de-apoio-e-banco-articulado-para-idoso-e-pessoas-com-deficiencia-como-usar/58

 

 


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital