Como melhorar a Segurança, Acessibilidade e Evitar a Contaminação



Como melhorar a Segurança, Acessibilidade e Evitar a Contaminação
Postado em: 16 de Fevereiro de 2022 / Por: Administrador

Comentários


A acessibilidade é fundamental não apenas para pessoas que possuem alguma deficiência, mas também para promover a segurança e a saúde de todos.

PNE significa pessoas com necessidades especiais e essa sigla inclui não apenas deficiências físicas, mas também contempla pessoas com outros tipos de necessidades especiais como idosos, cadeirantes, pacientes no pós-operatório e pessoas com nanismo, entre outros. 

A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano, rural e de edificações às condições de acessibilidade.

Estas regras visam proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

Muitos espaços, públicos e privados, tiveram que se adaptar para cumprir a demanda. Alguns, porém, ainda estão atrasados nestes requisitos. Mais da metade dos cadeirantes não encontram banheiros acessíveis.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 indicam que o país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Tornar todos os espaços acessíveis é urgente e necessário para que essa população seja bem-vinda em todos os ambientes. 

Pensar na saúde e na segurança dos idosos também é muito importante, afinal, se você não é idoso agora, um dia será. 

A acessibilidade ajuda a salvar vidas ao prevenir acidentes. Quer saber como? Confira:

Barras de apoio ajudam a evitar quedas

Elas são necessárias para garantir a mobilidade e a independência da pessoa que utiliza o banheiro, o sanitário, a pia, o chuveiro e outros locais. São seguras e evitam quedas além de durarem por muito tempo por serem feitas com material resistente à corrosão.

Recomendamos alguns modelos, confira:

Barra para banheiro em L de parede: essa barra de apoio evita acidentes e pode ser utilizada em conjunto com outras ferramentas para garantir a segurança de quem utiliza aquele ambiente. 

A barra de apoio auxilia a pessoa com deficiência, idoso ou pós cirúrgico no banho, proporciona apoio e mais segurança evitando quedas. A barra de apoio é fabricada em Aço inox 304, modelo desenvolvido para até 150 Kg em condições adequadas de instalação.

Barra de apoio para banheiro de alumínio reta 30cm: essa barra de apoio em alumínio está de acordo com a norma NBR9050, desenvolvida para dar segurança e auxiliar pessoas com deficiência ou que necessitam de apoio no banheiro.

Evita acidentes ao oferecer apoio para pessoas com deficiência, pós-operadas ou idosos. As barras de apoio não utilizam canopla para acabamento. A barra de apoio oferece apoio para banheiros e outros ambientes.

Barra apoio inox articulada para parede de banheiro 60cm: a barra de apoio articulada para parede apresenta um de comprimento 60 cm de acordo com a norma NBR9050 para banheiro.

Ideal para locais onde não há paredes laterais do vaso sanitário. Indicado para pessoas com deficiências ou idosos. Modelo articulável, pode ser instalado no lado direito ou esquerdo do vaso sanitário, proporciona ótima economia de espaço, possui trava para manter na posição vertical ou horizontal.

Bancos articulados proporcionam mais segurança

O banco articulado é indicado para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e/ou no pós-operatório. 

Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho. O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros.

Eles aumentam a segurança e a independência do usuário. Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Alarmes alertam sobre emergências

Os alarmes são equipamentos ou dispositivos capazes de alertar situações de emergência por estímulos visuais, táteis e sonoros. O alarme sem fio é acionado em caso de emergências. O alarme audiovisual é muito utilizado no banheiro.

O alarme deve estar ao alcance das mãos. O alarme audiovisual PNE emite sinais sonoros luminosos em caso de emergências, afinal ele deve ser facilmente identificado por todas as pessoas.

O alarme audiovisual deve ser aplicado em espaços confinados, como sanitários acessíveis, boxes, cabines e vestiários isolados para avisar sobre situações de emergência em banheiros PNE.

O alarme para banheiro deve ser a prova d'água e precisa estar ao alcance de uma pessoa com deficiência. Ele serve para alertar casos de emergência como quedas e ajudam a salvar vidas. 

Torneiras PNE trazem higiene

As torneiras clínicas hospitalares ou apenas torneiras hospitalares seguem recomendações específicas a fim de garantir a não transmissão de contaminação cruzada. São acionadas pelo cotovelo e podem ser utilizadas em clínicas médicas, hospitais, laboratórios, consultórios e restaurantes, por pessoas com ou sem deficiência.

As torneiras para pessoas com deficiência atendem a norma NBR9050 para banheiros PNE porque possuem alavanca mais longa e sua vantagem é o acionamento em altura baixa e horizontal o que facilita o acesso do cadeirante. Recomendamos alguns modelos:

Torneira bica baixa clínica com alavanca: a torneira clínica de mesa com acionamento via alavanca evita a contaminação cruzada. Fabricada em metal cromado com alavanca maciça de alta durabilidade e simples instalação. 

A torneira clínica apresenta uma alavanca longa que evita o contato manual. De acordo com a Norma NBR9050. Ideal para clínicas, laboratórios, consultórios, restaurantes e hospitais.

As torneiras clínicas apresentam acionamento por cotovelo, possuem alavanca longa maciça e são lisas sem botões para não acumular sujeira e facilitar a limpeza. 

As torneiras com sensor de presença também são muito indicadas por evitarem o contato manual. Torneiras com esguicho podem ser boas opções dependendo da aplicação.

Espelhos PNE trazem praticidade

O espelho PNE e suporte para espelho de banheiro PNE são articulados e, quando bem instalados, podem ser facilmente utilizados por pessoas de baixa estatura, crianças, cadeirantes e pessoas com deficiência.

É ideal para hotéis, saunas, pousadas, lares de repouso, academias, hospitais, clínicas médicas e odontológicas, entre outros locais. São muito importantes para que as pessoas consigam se maquiar, se barbear ou pentear os cabelos sem esforço.

Saboneteiras evitam a transmissão de doenças

Com as saboneteiras, o sabonete líquido fica seguro dentro de um recipiente e livre de transmissões. A saboneteira com acionamento por pressão ou saboneteira automática são fundamentais para garantir a higiene das mãos.

É importante que haja saboneteiras disponíveis em todos os banheiros - também nos PNE - e que elas não sejam necessariamente acionadas pelas mãos

Trocadores de fralda trazem praticidade 

Trocadores de fralda são fundamentais para garantir a higiene e a segurança dos bebês e crianças pequenas que eventualmente acompanham seus pais ou responsáveis. Existem modelos que podem ser dobrados quando não estão sendo utilizados, economizando espaço.

Alguns shoppings e outros ambientes públicos passaram a oferecer um fraldário unissex ou um banheiro familiar, que pode ser frequentado tanto por pais como por mães com crianças pequenas.

Essa é uma boa solução para ser adotada no seu banheiro. Quando não há espaço para um terceiro banheiro, no entanto, é importante colocar o fraldário nos banheiros masculinos e femininos ou no único banheiro disponível. Também em banheiros PNE.

Secadores de mão são complementares à higiene das mãos

Além de lavar as mãos corretamente com o uso das torneiras, também é preciso secá-las de um jeito seguro. Por isso, invista em secadores de mãos para banheiros que proporcionam economia, praticidade e segurança.

Dependendo da necessidade, o dispenser de papel toalha também é indicado. Confira esse modelo

Assentos elevados trazem independência

O assento para pessoas com deficiência é de extrema importância para garantir a independência e a privacidade da pessoa com mobilidade reduzida ou com deficiência.

Os assentos sanitários para vaso sanitário padronizam as tampas de vaso para conforto e segurança do usuário. Esse tipo de assento proporciona maior conforto com menos esforço físico, é adequado para a altura de uma pessoa que utiliza a cadeira de rodas. 

Esses produtos e muitos outros você encontra aqui na Proflux: adapte o seu espaço para os desafios pontuais e futuros e esteja em dia com as obrigações legais e sociais.

Oferecemos ótimos descontos de acordo com a quantidade adquirida, faturamos para empresas e possuímos produtos a pronta entrega para retirada imediata ou despacho para todo o Brasil. Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital