Como melhorar a qualidade de vida do cadeirante e do idoso?



Como melhorar a qualidade de vida do cadeirante e do idoso?
Postado em: 30 de Junho de 2021 / Por: Administrador

Comentários


Garantir o direito de ir e vir das pessoas com deficiência e dos idosos é fundamental para a manutenção da independência deles, para respeitar a dignidade deles, para evitar transtornos com a lei e para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Muitas pessoas que fazem parte de um dos dois grupos citados - ou dos dois - deixam de aproveitar passeios e outras atividades por causa da falta de acessibilidades e lugares públicos ou privados.

A NBR 9050 é a lei que regula a acessibilidade. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se acessibilidade a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Escolas, hotéis, academias e outros ambientes são alguns dos lugares onde pessoas com deficiência e idosos lutam para conseguir acessar no dia a dia. As dificuldades encontradas por elas poderiam ser evitadas com a simples instalação de produtos de acessibilidade.

Algumas medidas simples podem ser adotadas para facilitar a mobilidade da pessoa idosa em geral e com deficiência. Uma das primeiras e mais importantes medidas é garantir a independência na hora de usar banheiros e vestiários, públicos ou não.

As barras de apoio nos banheiros são as grandes auxiliadoras na vida e acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, pessoas que utilizam andadores, idosos, pessoas com deficiência entre outros. O vaso sanitário mais alto facilita a utilização sem muito esforço físico.

O banco articulado é indicado não apenas para idosos, mas também para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida: ele pode ser dobrado, assim o banheiro pode ser utilizado por todas as pessoas.

O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros. Eles aumentam a segurança do idoso e da pessoa com deficiência que passam a ter um pouco mais de independência.

Os espelhos devem ser inclináveis com barras de apoio laterais, adequado na altura do cadeirante. Ele deve oferecer inclinação de 10º para cima e para baixo.

A Barra de apoio lateral para lavatório é fabricada em aço inox e desenvolvida para dar segurança e auxiliar pessoas que necessitam de apoio no banheiro na hora de escovar os dentes ou lavar as mãos, por exemplo. Produto de acordo com a norma NBR 9050 de acessibilidade. A barra de apoio para banheiro ajuda a garantir a independência do idoso na hora de cuidar de sua higiene pessoal.

A Saboneteira para sabão líquido deve ter uma altura média de 1,20 m, de preferência automática. As torneiras devem ser de fácil manuseio – ½ volta, alavanca, monocomando ou com célula fotoelétrica.

Precisa adequar o seu banheiro? Entre em contato, podemos ajudá-lo!

 


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital