Como funcionam as torneiras com sensor?



Como funcionam as torneiras com sensor?
Postado em: 13 de Outubro de 2017 / Por: Administrador

Comentários


Peças de Torneiras com Sensor

As torneiras com sensor usam as mesmas peças básicas que as torneiras convencionais. Isso quer dizer que elas aparecem em uma grande variedade de cores, estilos e materiais. O corpo da torneira inclui um cano interno conectado a uma corrente de água, junto com uma cobertura externa decorativa. Elas também possuem compartimentos integrados que contem os componentes eletrônicos em vez de botões ou alavancas físicas. No entanto, algumas torneiras também incluem botões para anularem o fator eletrônico.

Funcionamento eletrônico de Torneiras com Sensor

O centro do funcionamento básico de uma torneira com sensor é uma válvula solenoide que controla um pistão dentro do cano da torneira. Em repouso, o pistão bloqueia o fluxo de água. Quando uma carga é aplicada, a válvula solenoide engata e tira o pistão do caminho, permitindo que a água flua instantaneamente. O solenoide ficará engatado enquanto a carga for aplicada.

Funcionamento do sensor

A válvula solenoide de uma torneira com sensor é conectada a um sensor eletrônico, que envia um sinal para aplicar uma mudança que engata o solenoide. O sensor pode ser óptico, que sente a presença das mãos da pessoa, ou de toque, que registra pressão. Em qualquer um dos casos, o sensor está sempre atraindo uma pequena carga eletrônica. Remover uma obstrução do separador em frente a um sensor óptico ou reduzir a pressão em um sensor de toque registra um sinal para desengatar o solenoide, permitindo que o pistão bloqueie novamente o fluxo de água.

Fontes de energia

Uma fonte de energia fornece eletricidade para ligar o sensor de uma torneira com sensor e engatar o solenoide durante o uso. Esta fonte pode ser uma bateria ou um transformador que permite que a torneira utilize a energia da casa. Em ambos os casos, o fato do solenoide não usar energia alguma quando não está engatado faz das torneiras com sensor relativamente eficientes. As torneiras à bateria precisarão ter as baterias trocadas ocasionalmente. Quando houver pouca carga para acionar o solenoide ou quando a energia cair em caso de uma torneira com fio, o pistão simplesmente continuará na posição fechada, eliminando o risco de desperdício de água.

Segundo a lei, os lavatórios em sanitários acessíveis e, no mínimo, um em sanitário coletivo devem ser equipados com torneiras acionadas por alavancas, sensores eletrônicos ou dispositivos equivalentes, que exijam esforço máximo de 23 N.

Os banheiros coletivos, públicos ou privados de ambientes de alto fluxo utilizam muita água. A instalação da torneira com fechamento automático ou torneira com sensor para banheiro evita o desperdício de água no dia a dia, o sistema pode reduzir em até 70% a quantidade gasta.

A preocupação com o Coronavírus aumentou a busca por torneiras que evitam o contato manual. As torneiras com sensor eletrônico automático são as mais indicadas atualmente.

Oferecemos uma linha de torneiras com sensor de presença de alta qualidade para uso profissional ou público. Ideal para consultórios, clínicas, banheiros públicos e banheiros para pessoas com deficiência, pois atende as exigências da vigilância (NBR 9050).


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital