Cinco soluções que NÃO podem faltar no seu banheiro PNE



Cinco soluções que NÃO podem faltar no seu banheiro PNE
Postado em: 30 de Junho de 2022 / Por: Administrador
Tags: banheiro, pne, saúde, segurança, higiene, cuidados
Comentários


O seu banheiro PNE ainda não está equipado com as melhores e mais modernas soluções para garantir o cumprimento da lei, a segurança da população PNE, mas também de idosos e ainda economizar água, energia elétrica, tempo e produtos de limpeza?

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) foi assinada em 2018. De acordo com o Decreto Federal 9.451, desde 26 de janeiro de 2020, os projetos de apartamentos residenciais deverão ser entregues convertidos ou aptos à conversão futura para o uso de pessoas com deficiências físicas ou mobilidade reduzida.

Na prática, pessoas com mobilidade reduzida, portadoras de nanismo ou limitações auditivas e visuais, por exemplo, estão asseguradas por Lei a pedirem adaptações em imóveis adquiridos na planta (antes do início da construção) sem que haja custo adicional.

Os novos projetos deverão considerar o desnível do piso, a largura das portas, a utilização de rampas, barras e outras ferramentas que facilitem a vida dos cadeirantes, das pessoas com deficiência, idosos ou outras pessoas com necessidades especiais.

As unidades que já vêm adaptadas devem ser entregues seguindo parâmetros acessíveis em larguras de corredores (90 cm), portas (80 cm), banheiro (cadeirante deve entrar e sair de frente do cômodo, ou seja, é preciso proporcionar giro de 180° da cadeira de rodas), altura e distância máxima de interruptores, entre outras.

Sinais visuais e sonoros também compõem unidades adaptadas para pessoas com deficiências visuais e auditivas. Os padrões de acessibilidade estão estabelecidos em norma da ABNT NBR 9050.

Ajudamos você nessa tarefa de adaptação. Separamos neste post os equipamentos mais importantes e necessários para que você cumpra a lei, adapte o seu espaço público, privado ou residencial, evite multas e economize. Confira:

Barras de apoio

As barras de apoio para PNE (pessoa com necessidades especiais) são as grandes auxiliadoras na vida e acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, pessoas que utilizam andadores, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

É fundamental que barras de apoio sejam instaladas em banheiros públicos ou privados a fim de garantir o direito de ir e vir dessa população.

As barras de apoio podem ser usadas em casa, também, afinal, as quedas dentro de casa são as maiores causas de traumas entre idosos. Ao mapear os locais onde essas quedas aconteceram os pesquisadores conseguiram identificar que 20,6% das quedas foram no banheiro, 19,7% na cozinha e 14,9% em escadas.

A barra de apoio articulada é ideal para locais onde não há paredes laterais do vaso sanitário. Indicado para deficientes físicos ou idosos. Modelo articulável, pode ser instalado no lado direito ou esquerdo do vaso sanitário, proporciona ótima economia de espaço, possui trava para manter na posição vertical ou horizontal.

Já a barra de apoio para box de banheiro 90 graus em "L" segue a norma NBR9050. Ela auxilia o deficiente físico, idoso ou pós cirúrgico no banho, proporciona apoio e mais segurança, evitando quedas. A barra de apoio é fabricada em Aço inox 304, modelo desenvolvido para até 150 Kg em condições adequadas de instalação.

Alarmes PNE

Os alarmes PNE foram feitos pensando em casos de quedas e outros acidentes, em casa ou em outros ambientes: o alarme pode ser soado para solicitar auxílio imediato.

A diferença do alarme PNE para os outros tipos de alarme é que ele, entre outras coisas, alerta sobre emergências através de estímulos sonoros, visuais e/ou táteis para pessoas com deficiência ou idosos.

Em banheiros de academias onde existem vários chuveiros, vestiários de estádios, escolas, saunas ou locais com muita água e vapor, os alarmes de incêndio convencionais podem não funcionar em decorrência da umidade. A umidade interfere no funcionamento do aparelho e, em emergências, ele não é acionado.

Já em ambientes onde pessoas com deficiência circulam, é fundamental e obrigatório que o alarme não seja apenas sonoro, mas também visual e ao alcance dos olhos e das mãos de uma pessoa que esteja em uma cadeira de rodas, por exemplo.

Muito além dos alarmes de incêndio, um banheiro ou ambiente privativo para pessoas com deficiência ou idosos precisa também estar equipado com um botão de emergência que avisa caso haja um acidente como quedas, escorregões e outras ocorrências, ou até mesmo a necessidade de assistência.

alarme deve estar ao alcance de pessoas sentadas em cadeiras de rodas ou ao alcance de uma pessoa que esteja no chão, em caso de quedas. Recomenda-se a instalação de dispositivos adicionais em posições estratégicas, como lavatórios e portas, entre outros. A altura de instalação deve ser de 40 cm do piso.

Em quartos, banheiros e locais de hospedagem deve haver alarmes de emergência visuais, sonoros e/ou vibratórios. Todo alarme, especialmente em ambientes úmidos e molhados como cozinhas, banheiros ou saunas, deve ser à prova d’água.

Torneiras clínicas

Torneiras são fundamentais para a higiene e para a saúde de todos os usuários. Existem modelos específicos que atendem às normas PNE e são bastante duradouros, econômicos e com design moderno.

As torneiras clínicas seguem recomendações específicas a fim de garantir a não transmissão de contaminação cruzada. São acionadas pelo cotovelo e podem ser utilizadas em clínicas médicas, hospitais, laboratórios, consultórios e restaurantes.

alavanca longa das torneiras clínicas apresenta alta resistência: as alavancas precisam ser as mais longas possíveis para que o usuário - com ou sem deficiência - possa acionar com o cotovelo e evitar assim o contato manual e a contaminação cruzada. 

As torneiras para pessoas com deficiência atendem à norma NBR9050 para banheiros PNE porque possuem alavanca mais longa para portadores de necessidades especiais e sua vantagem é o acionamento em altura baixa e horizontal o que facilita o acesso do cadeirante, como as nossas.

Banco articulado para banho

banco articulado é indicado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho. O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros.

Eles aumentam a segurança e a independência da pessoa com deficiência. Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Pode ser utilizado em hotéis, pousadas, academias, clínicas, escolas e onde mais forem necessários.

Assento PNE

assento para pessoas com deficiência é de extrema importância para garantir a independência e a privacidade da pessoa com mobilidade reduzida ou com deficiência.

Os assentos sanitários para vaso sanitário padronizam as tampas de vaso para conforto e segurança do usuário. Esse tipo de assento proporciona maior conforto com menos esforço físico, é adequado para a altura de uma pessoa que utiliza a cadeira de rodas.

Os assentos sanitários ou assentos elevados são utilizados em vasos sanitários em banheiros para pessoas com deficiência.

Traga acessibilidade para a sua empresa ou sua casa, demonstre preocupação com esse público. Além de evitar multas e outros transtornos, você aumenta o número de frequentadores no seu comércio ou empresa.  Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital