Banheiro para PNE: como adaptá-lo?



Banheiro para PNE: como adaptá-lo?
Postado em: 30 de Junho de 2021 / Por: Administrador

Comentários


Integrar a pessoa com necessidades especiais na sociedade é um direito garantido por lei. Permitir que essas pessoas possuam a acessibilidade para ir e vir está na constituição. A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano, rural e de edificações às condições de acessibilidade.

Este conjunto de regras visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

Muitos espaços, públicos e privados, tiveram que se adaptar para cumprir a demanda. Alguns, porém, ainda estão atrasados nestes requisitos. Mais da metade dos cadeirantes não encontram banheiros acessíveis. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira. Tornar todos os espaços acessíveis é urgente e necessário para que essa população seja bem-vinda em todos os ambientes.

Saiba como adaptar o seu banheiro para receber as pessoas com necessidades especiais:

Instale barras de apoio

Elas são necessárias para garantir a mobilidade e a independência da pessoa que utiliza o sanitário. São seguras e evitam quedas além de durarem por muito tempo por serem feitas com material resistente à corrosão.

Instale espelhos PNE

Os espelhos para PNE possuem suporte articulado e regulável. Por permanecerem sentados, os cadeirantes têm dificuldade em utilizar espelhos planos para se barbear, se maquiar ou pentear os cabelos, por exemplo. Esse sistema permite a inclinação no ângulo adequado na altura do cadeirante de forma que ele possa utilizar o espelho e apontá-lo onde for necessário. Fabricado em metal cromado, é resistente. Ideal para espelhos de até 6 mm.

Instale bancos articulados

O banco articulado é indicado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho. O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros. Eles aumentam a segurança e a independência da pessoa com deficiência. Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Traga acessibilidade para a sua empresa e demonstre sua preocupação com esse público. Além de evitar multas e outros transtornos, você aumenta o número de frequentadores no seu comércio ou empresa.


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital