Acessibilidade nas pousadas e hotéis brasileiros



Acessibilidade nas pousadas e hotéis brasileiros
Postado em: 17 de Agosto de 2023 / Por: Administrador
Tags: acessibilidade, PNE, hotel, pousada
Comentários


O decreto que regulamenta a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência detalha que projetos arquitetônicos de hotéis, pousadas e estruturas similares pressupõe que o estabelecimento, como um todo, possa receber, na maior medida possível, o maior número de hóspedes, independentemente de sua condição física, sensorial, intelectual ou mental, e garantir que essas pessoas possam desfrutar de todas as comodidades oferecidas.

O texto divide os estabelecimentos em três propostas:

1 – os já existentes, construídos até 29 de junho de 2004, antes da publicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

2 –  os já existentes, construídos entre 30 de junho de 2004 e 2 de janeiro de 2018;

3 – e os novos estabelecimentos, construídos a partir do ano passado.

Para o primeiro grupo, o decreto prevê que os estabelecimentos devem atender, em no máximo quatro anos, o percentual mínimo de dez por cento de dormitórios acessíveis, sendo 5% com as características construtivas, com obras estruturantes para atender as normas técnicas de acessibilidade da ABNT; e outros 5% com ajudas técnicas e os recursos de acessibilidade. Para o grupo 2, a regra estabelecida é a mesma.

De acordo com o texto, os novos estabelecimentos, construídos ou com projetos protocolados a partir de 3 de janeiro de 2018, deverão dispor de 5% dos dormitórios construídos seguindo todas as regras da ABNT e os demais 95% devem dispor de recursos de acessibilidade.

A acessibilidade atrai uma parcela significativa da população para o mercado de turismo. Algumas das normas previstas no decreto são:

Cadeiras adaptadas para banho

banco articulado é indicado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho.

O banco para banho PNE ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros. O banco articulado PNE aumenta a segurança e a independência da pessoa com deficiência. 

Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Alarme PNE à prova d’água

O alarme para banheiro para pessoas com deficiência, alarme audiovisual para banheiro PNE, alarme PNE preço ou alarme sonoro para banheiro deficiente é um dispositivo desenvolvido com o objetivo de alertar sobre acidentes e outras emergências em banheiros para pessoas com deficiência.

A diferença desse alarme para um alarme comum é que ele fica instalado numa altura mais baixa, podendo ser facilmente acionado por uma pessoa que utiliza cadeira de rodas ou então por uma pessoa que se acidentou, se encontra no chão e precisa de ajuda imediata.

Especialmente desenvolvido para alertar sobre possíveis emergências com pessoas que possuem algum tipo de deficiência, emite avisos luminosos e sonoros, para que a pessoa com deficiência saiba que o alarme está disparado.

O alarme de banheiro deficiente é resistente e pode ser utilizado em ambientes úmidos, como vestiários, academias e saunas. Também é muito indicado para hospitais, lares de idosos, hotéis e outros ambientes onde seja necessário.

Assento PNE 

Os assentos para pessoas com deficiência são grandes aliados da acessibilidade. Permitem que o cadeirante, que a pessoa com deficiência, idoso ou pessoas com alguma redução de mobilidade tenham mais conforto e segurança ao utilizarem o banheiro.

Apesar de os assentos elevados serem mais utilizados por pessoas com deficiência, eles também podem ser utilizados por idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como pacientes no pós cirúrgico, puérperas entre outras.

Fabricado em materiais especiais, é higiênico e fácil de limpar. A superfície lisa do assento PNE impede o acúmulo de germes e sujeiras. Ele impede que o usuário tenha contato direto com a bacia.

Barras de apoio

A barra de apoio é fundamental na prevenção de quedas e outros acidentes.

As barras de apoio para PNE são as grandes auxiliadoras na vida e acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, pessoas que utilizam andadores, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

Chapa de proteção para porta

As chapas de proteção para porta podem ser instaladas em empresas, comércios, hotéis, escolas, ambientes de saúde entre outros. A economia com a manutenção das portas é garantida.

A placa de proteção de impacto para portas comercializada pela Proflux está de acordo com a NBR9050, que, entre outras coisas, regulariza as normas de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A placa protege a porta contra impactos de cadeiras de rodas, muletas e bengalas. 

Saboneteiras

saboneteira industrial é muito resistente, duradoura e econômica. Quando instalada corretamente, o excesso de sabonete cai dentro da cuba ao invés de cair na bancada da pia ou no chão, o que garante mais praticidade para a equipe de limpeza.

Torneiras adaptadas 

A torneira clínica, torneira hospitalar, torneiras clínicas, torneira para clínica, torneira clínica alavanca ou torneira deficiente físico apresenta uma alavanca longa para que possa ser utilizada sem esforço. O misturador clínico, misturador monocomando clínico, ou

misturadores clínicos também são ótimas opções.

A bica para acionador de torneira ou torneira pressionamento também fazem toda a diferença.

Hotéis, pousadas e academias utilizam, na maioria dos casos, o porta rolão com cadeado que possui sistema anti vandalismo e evita furtos por ser um produto reforçado com porta cadeado que acompanha chave de segurança: só pode ser aberto por pessoas autorizadas.

Traga acessibilidade para a sua pousada ou hotel e demonstre sua preocupação com esse público. Além de evitar multas e outros transtornos, você aumenta o número de frequentadores no seu negócio.

Podemos negociar descontos especiais de acordo com o número de peças adquiridas, faturamos para empresas sem pedido mínimo, direto da loja da fábrica e possuímos produtos a pronta entrega para retirada imediata ou despacho para todo o Brasil.

Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital